Panificadora Nova Brasilia

Nossa História

Anterior a 1957, o estabelecimento era um armazém da família Gatti. Em 1957 inaugurou-se a Padaria Brasília. O recorde de vendas eram peças talhadas de Atum Fresco e lógico os pães, pois, a Padaria Brasília era uma das primeiras padarias de São Caetano do Sul.

José Ferreira da Silva mais conhecido como SANTISTA, veio para a cidade de São Paulo em 1957. No início da Copa do Mundo, chegou à cidade de São Caetano do Sul, época em que iniciou sua vida profissional na Padaria.

Desde o seu início, pegou gosto pela receita de batida, já vendida por seu antecessor, senhor Manuel, o qual se atrapalhou um “bocadinho”, pois, fazia uso da batidinha, tornando-se então essa a partir daí, a mais deliciosa e conhecida batida de São Caetano do Sul.

Quanto ao senhor José Ferreira, começou a ser conhecido como Santista, em razão de ser criado na cidade de Santos e ser torcedor do “peixe” (Santos Futebol Clube).

Tão logo iniciou seus dotes e tornou-se especialista em “batidas”, veio o sucesso, pois, essas eram feitas com uma receita especial. Um dos ingredientes da especialidade, foi a introdução do sorvete. A partir de então, ao cair no paladar do cliente, houve, a explosão do sucesso. Nos finais de semana, era uma loucura. A época de 1964, originou-se o “point” da batida.

Em São Caetano do Sul a Padaria Brasília era a mais conhecida em razão da especialíssima batida entre outros produtos próprios. A classe alta da sociedade passava pela Padaria, nada igual havia na região. Bebida feita no momento do pedido do cliente, com ingredientes especiais como aqueles. Ah! Bom demais.

Porém, diante da explosão e grande quantidade de consumo, uma vez que a bebida ficou tão famosa que o meio político todo, vinha para dela se deliciarem, tornou-se impossível a feitura no momento do consumo. A partir de então, famosa, a batida tornou-se bebida internacional. A Alemanha foi o primeiro país a ser privilegiado e receber a batida do Santista, da Padaria Brasília e após, outros países e outros Estados do Brasil passaram a consumi-la.

O Santista foi a pessoa que inovou este tipo de bebida, não só ao fazê-la introduzindo novos ingredientes, mas também, nos sabores. A especialidade única, a partir de então, começou a ser copiada. A pessoa do senhor Santista, hoje, estando aposentado, continua a frequentar (trabalhar) na Padaria, atualmente denominando-se Padaria Nova Brasília para fazer a batida de tanto sucesso.

Bebida que tanto se destacou e fez da padaria, uma das mais conhecidas, tem orgulho de seu mais antigo funcionário, brasileiro, alagoano por nascimento, que já outrora fora homenageado por sua grande importância. Em meados de 1997, assumiram a direção da padaria Os Sres Antonio Carlos e Carlos Alberto, estes empenhados em manter a tradição da padaria e inovar com produtos novos e novas tecnologias a favor de qualidade e ótimo atendimento ao cliente.

Portanto, esta é a história de um grande sucesso da Padaria Nova Brasília e de seu grande funcionário SANTISTA.

Créditos: José Ferreira da Silva (Santista)

Baixe já o Aplicativo Delivery da Padaria Nova Brasilia!